Multiplicar o que não existe!
Genesis 12:1-3
Abraão tinha uma promessa de Deus para a vida dele, de que ele seria pai de muitas nações, mas na verdade Abraão nao tinha mais que uma mulher estéril, uma esterilidade dentro dela, uma morte que apenas se intensificava a cada dia que passava, até que chegou o momento em que Sara já nao cumpria nem o ciclo menstural da mulher, atingiram uma certa idade onde não havia mais possibilidades, nem esperança ou forças para acreditar e Deus disse a Abraão que daria a ele um filho.
Sabe, muitas vezes no meio do teu impossivel e distante de todas as possibilidades, quando todas as circunstancias humanas são contrarias, aparece diante de nós a promessa de Deus, brota no nosso coração a palavra de que o sonho vai se manifestar, de que aquilo que deseja o nosso coração vai se cumprir, mas ainda assim tudo a nossa volta é contrario.
A palavra ela não muda as circunstancias a nossa volta, não é como se num passe de mágica fossemos curados, fossemos transformados, como se brotasse dinheiro ou qualquer coisa que almejamos, mas a palavra produz um fruto no nosso coração e na nossa vida. O que precisa ser mudado para sermos plenos é a nossa maneira de agir, a nossa maneira de pensar e atuar diante das coisas que estão a nossa volta.
A PALAVRA, mudou completamente a história de Abraão, Abraão era um homem que tinha uma familia, um emprego, uma fé, e um desejo, e porque ele ouviu a voz de Deus e entendeu a palavra de Deus, entendeu o que Deus tinha para a vida dele, ele deixou de ter tudo, para ter uma promessa. Por causa da palavra, Abraão não tinha mais uma patria, não tinha mais uma familia, não tinha mais um emprego, não tinha mais para onde voltar, mas tinha uma promessa, uma direção, um caminho para seguir. Hoje é o dia de você receber de Deus uma direção, uma palavra, de ouvir a voz que muda a sua história e te faz andar no caminho de alcançar os milagres e as promessas de Deus para a tua vida.
Quando Deus chamou Abraão, ele não era, ele nao podia, ele não sabia, não havia um caminho diante dele para que ele pudesse seguir, mas Abraão atendeu as direções de Deus.
- O que determina se você vai ou não viver as promessas de Deus para a tua vida é a tua disposição em ir. O mundo espiritual é algo que esta em constante movimento, não existe 'dá um tempo', 'férias', satanas ele é astuto e ele entra nas brechas, nas pequenas oportunidades e recuo que nós damos. Automaticamente quem não avança, retrocede, isso é mundo espiritual e as vezes nós ficamos 'esperando' algumas coisas acontecerem para nós irmos, 'esperando' por um ou pelo outro, enquanto você precisa lutar por aquilo que o teu coração deseja, ninguem vai ir por você. Abraão ouviu uma voz diferente, todo mundo dizia que ele não ia conseguir mais ter filhos e que era para ele se contentar com aquilo, mas Abraão ouviu uma voz que lhe disse 'de ti farei uma grande nação' e aquilo para Abraão era desafiador, impossivel, mas para ele valia a pena! Você precisa saber antes de qualquer coisa se vale a pena pra você, se você deseja ou não viver, se o teu sonho é mesmo o que você quer, porque não da tempo de ficar em duvida, depois, você precisa ir em direção a voz de Deus, abandonar as vozes humanas, abandonar aquilo que é lógico pra todo mundo e as vezes até pra você e ir na direção do milagre de Deus!
Foi isso que Abraão fez, deixou tudo para tras e depositou toda a sua vida nas mãos de DEUS.
O caminho da multiplicação parte da oferta. Não houve um se quer na biblia que entregou algo nas mãos de Deus e não viu multiplicar, e não viu ser transformado, nunca houve uma situação que fosse confiada a Jesus e que permanecesse da mesma forma ou pior. O inimigo muitas vezes vem roubar o grande de Deus para nós, nos impedindo de confiar 100%, de nos entregar por inteiro, então são pequenas resistencias que são criadas dentro de nós, medo de sofrer mais uma vez, medo de nos decepcionarmos mais uma vez, o medo de que venhamos a nos frustrar e sair ferido, mas quando você realmente ouve a voz de Deus você é cheio de uma convicção, você é cheio de uma certeza, você é marcado, algo muda dentro de você e em nome de Jesus, hoje essa voz vai tirar do teu coração todo medo, toda incerteza, toda insegurança e você vai sair para andar na direção do milagre, da promessa e vencer todas as circunstancias que estão a sua volta em nome de Jesus.
Para ver multiplicar aquilo que não existe:
1º) Você precisa, IR. (Genesis 12:4)
Abraão não tinha um destino, o Senhor disse a ele 'sai e vai para a terra que eu te mostrarei'. Nós precisamos deixar de depender do palpavel, de andar em caminhos já definidos, nós precisamos ir. Se o Senhor disse a Abraão que mostraria a ele o lugar, era porque o Senhor voltaria a falar com ele. Quando você sai pelo envio do Senhor, Ele mantem com você um relacionamento. O Espirito Santo não vai te permitir andar confundido, antes Ele vai colocar no teu coração a paz que excede a todo o entendimento, a paz que não confunde e vai te fazer trilhar um caminho de milagres.
Ir é você dar o primeiro passo, é você romper com o passado. Existem coisas na tua vida que não cabem mais com aquilo que Deus esta querendo fazer com você. Existem situações que enlouquecem o homem, um passado que não te serve mais. Você precisa tirar as roupas velhas. Uma criança de 10 anos não pode mais vestir as mesmas roupas de quando tinha 5, uma porque ela cresceu e não cabe mais, outra porque em 5 anos a moda muda, as conveniencias são outras. Você precisa identificar que você mudou e que você já não é mais o mesmo, que as coisas que você falava talvez hoje já não tenham mais sentido e nem te levem a atingir o objetivo de hoje.
Você precisa ir! Como? Não sei, mas aquele que sai chorando e semeando, volta com seus feixes de alegria! Ainda que doa, não pare!
2º) Você precisa se afastar daquilo que mata a tua fé.
Por que Abraão precisava sair do meio da parentela, do povo dele? Deus não é o Deus da familia? E as vezes você fica se perguntando 'ah, mas porque eu preciso me afastar desse?' , 'ah mas o beltrano só quer o meu bem' , 'ah mas o ciclano me conhece desde criança' ... todo mundo só queria o bem de Abraão e era por isso mesmo que ele precisava sair do meio do povo dele. Todo mundo queria o bem de Abraão e o conselho era 'Abraão não acredita, pode ser que você sofra, é pro teu bem'. E quantas pessoas já não tentaram te impedir de ir 'pro teu bem'? Quantas pessoas já não quiseram que você se conformasse com algo 'x' porque elas simplesmente não compartilham da mesma fé que a tua, então elas vem e falam coisas que matam a tua, ferem a tua, ferem o teu entendimento, ferem o teu coração, muda a tua disposição.
Queridos, Deus não muda! (Malaquias 3:6) O que muda é a disposição do nosso coração, Jesus não é um ponto final, Jesus é um Caminho, qual é a disposição do teu coração em andar pelo Caminho e ser abençoado?
Não permita que falatório de quem não entende nada de Deus, de quem não tem nada com Deus roube a tua fé, pelo contrario, alimente-a! alimente-a! a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, então no dia do teu choro, da tua dor, do teu medo, ouça um louvor, leia a biblia, liga numa rádio evangélica, ponha num canal que fale da palavra de Deus, alimente o teu coração com aquilo que realmente vai te por pra cima. As vezes tem uns comentários que alimentam e satisfazem a nossa alma, mas que endurece o nosso coração para a promessa!
Não é mais facil desistir, não é mais facil retroceder! Você chegou até aqui, é mais facil perseverar porque os que perseveram, alcançam a promessa e com você não vai ser diferente em nome de Jesus!
3º) Se limpe dos teus embaraços.
O teu jeito não é o melhor, o teu pensamento não é o absoluto, e aquilo que você viu até hoje não é o máximo do que você pode viver. Você precisa entender que Deus esta acima e que Ele sabe além. Nós somos muito limitados, o embaraço de Abraão gerou um dos grandes problemas do mundo! Porque Sara ousou duvidar da promessa, Abraão teve um filho com Agar, chamado Ismael e essa não era a promessa, resultou que a palestina é descendencia de Ismael, e Israel de Isaque e até hoje os dois povos brigam entre si.
Você precisa ser uma pessoa liberada, e parar de ser dependente das opiniões, dos achismos, dos conceitos, ter o seu coração aberto para a vontade de Deus! A vontade de Deus era dar um filho a Abraão com Sara e não com uma escrava e as vezes o teu medo de não receber o milagre, faz com que você coloque as mãos naquilo que é para Deus fazer, para Deus agir e você arruma um problema que vai perdurar tua vida inteira. Não seja precipitado, não se emabarace, não entre em laços que podem te enforcar.
4º) Tenha um coração disposto. (Genesis 18:1-10)
Abraão e Sara, tinham tudo para serem ingratos, pessoas amargas, a muito tempo eles estavam andando sem uma direção, haviam prosperado na terra mas nada de ter filho, do nada Abraão se depara com 3 homens, não os conhecia, mas havia disposição no coração de Abraão e ele os acolheu, cuidou deles, estavam cansados, Abraão os recebeu em sua tenda, mandou que Sara lhes preparasse algo para servir e mau sabia ele que aqueles homens eram a representação de 3 anjos e que naquele dia a promessa seria confirmada na vida dele, Abraão teve uma atitude de disposição e não de interesse. Mova-se por amor, faça as coisas para Deus com amor, de sempre o seu melhor, seja zeloso, nao dependa daquilo que te dão em troca ou do que fazem ou te reconhecem, seja disposto em ser integro. O tempo muitas vezes corrompe o nosso coração, corrompe o nosso entendimento, muda os valores, mas um homem disposto, ele é disposto inclusive em permanecer!!! As tuas obras te justificam, quando você permanece, quando você continua, quando você não se corrompe a tua promessa é testificada!
Abraão recebeu aqueles homens e recebeu uma palavra e em um ano Sara deu a luz a Isaque. A promessa não era um filho, a promessa era uma nação! Deus quer te dar mais do que o teu sonho, Abraão pediu um, mas Deus prometeu mais! Deus vai te dar além!
5º) Vá para o sacrificio.(Genesis 22:1-19)
Isaque nasceu, filho muito amado de seu pai e certo dia, Deus pediu a Abraão um sacrificio especial, Deus pediu Isaque para Abraão. Isaque era simplesmente o motivo de Abraão desejar a Deus, de Abraão ouvir a voz de Deus, de Abraão lutar, de Abraão acreditar, foi por Isaque que Abraão havia esperado uma vida inteira, e agora o Senhor o pediu como sacrificio. Sabe, as vezes a gente se vê numa condição do 'sonho', dentro daquilo que você sempre pediu, sempre orou, sempre desejou, chegando no ponto do seu milagre sabe? Sabe quando ta no quase? Quando você esta sentindo o cheiro das coisas acontecerem? Ficou a vida inteira esperando andar e agora que parece que ta indo, o Senhor te fala 'Sai disso' , 'termina esse relacionamento' , 'sai desse emprego', 'sai...' e voce começa a se questionar, mas Senhor, isso não pode ser a tua voz, só pode ser o diabo me mandando desistir da promessa, abrir mão do milagre, magina que eu com as minhas próprias mãos vou matar o meu milagre, mas no fundo você sabe que é Deus, porque você conhece a voz de Deus e você sabe o que a voz de Deus causa na tua vida. A voz de Deus a vida inteira causou algo tão sério, tão forte na vida de Abraão que fez com que Abraão de prontidão atendesse ao pedido de Deus, porque ele sabia que o mesmo Deus que trouxe Isaque de onde não havia possibilidade, era o mesmo que podia ressussita-lo.
Você precisa ter uma experiência forte com Deus, buscar ter uma história com Deus, para não negar o sacrificio, e é assim que acontece, nós começamos a ser testados nas pequenas coisas, Abraão em toda a sua caminhada com Deus foi aprendendo a sacrificar, a por as coisas sobre o altar. Você precisa aprender a colocar as coisas sobre o altar e entender que nunca vai faltar, aquilo que você derrama em adoração ao Senhor, porque Deus te pediu, porque você ouviu a voz de Deus, nunca vai te faltar!
O teu milagre, ele precisa passar pelo altar do sacrificio, o sacrificio marca o milagre! Isaque não morreu naquele altar, mas ele saiu dali marcado por uma experiencia com Deus, ele experimentou do livramento, Isaque estava ali amarrado, ele já sabia que ele ia ser o sacrificio, mas a voz do Senhor bradou do céu e interrompeu, porque Abraão havia sido aprovado!
O teu sacrificio aprova a tua fé! A fé sem obras é morta, pratique obras que atestem a tua fé, que demonstre o quanto você acredita, o quanto você depende de Deus!
A fé aprovada de Abraão deu a ele filhos até hoje! Todo aquele que acredita, que tem fé, que aceita a Jesus, se torna filho de Deus e filho de Abraão porque ele é o pai da fé! Porque Abraão acreditou até as ultimas circunstancias, ele não recebeu por merecer, mas foi imputado a ele por justiça!
Galatas 3:6-7
Porque voce acredita, o Senhor vai te dar além do que você sonhou! Abraão não tinha nenhum filho, mas Deus fez multiplicar na vida dele o que não existia, porque ele teve fé, porque ele foi obediente, porque ele andou em acordo com a promessa, em aliança com a palavra!!!!! Anda em acordo com a promessa! Anda em acordo com a palavra, vá para o sacrificio e veja a multiplicação do teu milagre!
Em Cristo,
Pb Vinícius Nascimento.
Maná – Ser alimentado pela palavra
Mateus 10:46-52
Queridos, um dos utensílios que haviam na Arca da Aliança era o maná, que alimentou o povo no deserto. O maná era uma porção diária que não se podia guardar para o dia seguinte, pois estragava, então era necessário que todos os dias fossem buscar alimento, buscar o suprimento para aquele dia.
Existem determinados momentos da nossa vida em que precisamos aprender a nos relacionar com o maná, e isso não significa deixar de viver a abundancia de Deus e sim, viver todos os dias com uma porção nova quem vem do céu para nós. A miséria humana, nos impede de acreditar que para todos os dias existe algo novo, e nossa pouca fé nos impede de entender que o Deus que nos livrou, nos abençoou e nos supriu permanece o mesmo, não haveria o porquê dEle desistir de nos abençoar, se o próprio filho Ele já entregou em nosso lugar. A miséria espiritual te impede de enxergar o banquete que esta reservado diariamente para você.
Era a essa miséria que aquele povo em Jericó estava aprisionado, enquanto Bartimeu estava ali e sabia que naquele dia a porção era diferente e melhor, todos os outros mandavam calar-se e não sair para buscar aquilo que iria alimenta-lo e sustenta-lo.
Satanás que que você fique acomodado, mas você precisa entender que não basta ir a igreja uma vez por semana, orar uma vez no dia e cantar um louvor no banho, você precisa se levantar todos os dias e buscar de Deus estratégias para vencer aquele dia e aquelas situações, buscar o Espirito Santo para que Ele te coloque em liberdade de todas as cadeias e prisões que queiram te cercar.
Bartimeu era um homem cego, que viva em vergonha, desprezado e que tinha sobre si uma capa que identificava sua deformação, mas apesar de desprezado ele não desistiu de si mesmo.
QUEM SE ALIMENTA DA PALAVRA:
1º É aquele que não perde para si mesmo.
Você precisa se posicionar para ter vitória contra os teus próprios complexos. Bartimeu era um homem bem resolvido e ele sabia o que ele queria, ainda que o mandassem calar, ele não permitia que aquele mau o acometesse, muito pelo contrario.
Enquanto você não vencer os teus complexos você não vai ter forças para avançar contra a multidão, porque o problema não esta em todo mundo e sim contra aquilo que você sente contra você mesmo.
2ª Recebe uma disposição que o leva a viver o sobrenatural (Marcos 10:39-50)
Bartimeu, ele ainda não havia recebido uma palavra de cura, mas havia dentro dele disposição para o milagre, por isso ele tirou das costas dele aquela capa.
Você precisa ter disposição para viver os teus milagres e para isso você precisa abrir mão da tua dor, do teu choro e do teatro comovente.
Bartimeu não havia sido curado, mas ele tinha chamado atenção de Jesus ele entendia que Jesus não o frustraria.
Mais do que ter uma emoção, você precisa saber que Jesus não vai te frustrar, por isso, abandone a capa!
3º Você precisa ser especifico. (Marcos 10:51)
Seja realista e detalhista, simples. Tudo o que Deus fez foi nos detalhes e tudo o que Ele pediu ao homem foi detalhado. A palavra fala que nós não temos porque não sabemos pedir.
Está mais do que na hora de você entender que Deus não é medíocre, e nada do que Ele faz é pela metade, então se você pedir pela metade Ele não vai fazer, porque quem pede pela metade não tem fé para ser abençoado.
Bartimeu sabia do que era que ele precisava, e ainda que todos o tentasse podar, ele sabia qual era a porção daquele dia, qual era o maná, a palavra que o sustentaria! (Marcos 10:52) e Bartimeu não apenas ouviu, mas ele se alimentou e LOGO VIU!
*A PALAVRA GERA VIDA NO NOSSO INTERIOR. A PALAVRA TRANSFORMA O VALE DE OSSOS SECOS.
*A PALAVRA CRIA. AQUILO QUE NÃO EXISTIA VAI EXISTIR PARA VOCÊ!
* A PALAVRA REVELA O QUE ESTA EM OCULTO. CHAMAVAM BARTIMEU DE LOUCO, MAS A PALAVRA QUE SAIU DA BOCA DE JESUS REVELOU ‘NÃO É LOUCURA É FÉ’. PODE SER QUE CHAMEM O TEU POSICIONAMENTO DE LOUCURA, MAS AQUILO QUE É LOUCURA PARA O MUNDO É PODER DE DEUS PARA TODO O QUE CRÊ!
Em Cristo,
Pb Vinícius Nascimento.